Atividades do Psicopedagogo
RESUMO
Esse artigo tem por objetivo abordar a educação e qual a importância do psicopedagogo, nas instituições escolares. A escola é considerada responsável por uma parte significativa da formação do ser humano, sendo assim podemos entender que o trabalho do psicopedagogo dentro dessa instituição é de bastante relevância, atuando em caráter preventivo, procurando criar capacidades e habilidades para que os problemas de ensino aprendizagem e outros desafios que englobam a escola e a família, não se instalem em definitivo, gerando caos e insegurança em crianças com dificuldade de aprendizagem. Para tanto será preciso compreender a que se propõe a psicopedagogia, que de acordo com Scoz (1996), e GOLBERT (1985), é uma nova ciência que objetiva estudar o processo humano do conhecimento, através de dois vieses, o terapêutico e o preventivo, levando em consideração o ser humano em sua plena capacidade de aprendizado, sendo necessário o desenvolvimento de uma metodologia para isso.
Palavras chave: Aluno. Aprendizagem. Psicopedagogia.
1 – Introdução
O presente estudo está focado na relevância que tem o trabalho do psicopedagogo no contexto escolar. O interesse pela presente temática surgiu logo após dar início aos estágios supervisionados no decorrer do curso de Pedagogia. Nos estágios, pode se perceber como uma educação de qualidade faz toda diferença na formação do cidadão.
Durante esse processo um questionamento surgiu: Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar?
Refletir criticamente sobre a contribuição do psicopedagogo dentro do ambiente escolar nos remete à necessidade de se oferecer uma educação de qualidade, para que as crianças possam aprender de forma distinta fazendo se necessário um trabalho diferenciado em cada unidade escolar.
Assim sendo o trabalho a ser desenvolvido pelo psicopedagogo não pode se dar de maneira isolada, fora desse contexto que constitui a escola