Anorexia
Amanda Pinheiro Fonseca Silva, Maria Thereza Silva Bretas
Pedro Felipe Neves dias, acadêmicos do 2º período de licenciatura/ noturno e-mail: Pedrofelipenevesdias@gmail.com
RESUMO
A anorexia nervosa se trata de um transtorno alimentar em que há perda de peso auto-induzida. Esta perda de peso pode ser induzida por vômitos, uso de diuréticos, laxantes e, muitas vezes, os indivíduos podem se dedicar à realização de exercícios intensos para queimar calorias e perder peso. Está associada a uma alteração na percepção da forma e do peso do corpo, levando a uma preocupação exagerada em relação ao físico além de um temor intenso de engordar, e que deve ser diagnosticada por meio dos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) e da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
SINTOMAS E SINAIS Embora existam vários sinais físicos e comportamentais associadas aos sintomas de anorexia nervosa, nem todos os sinais se manifestam em todas as pessoas. Além dos óbvios sinais dermatológicos visíveis, o abdômen pode tornar-se dilatado e as articulações podem ficar inchadas. O tipo e a gravidade dos sinais e dos sintomas da anorexia variam em cada caso e pode estar presente, mas não imediatamente aparente. A anorexia nervosa e os associados à desnutrição que resulta da auto-imposta fome causa graves complicações em todos os principais sistemas dos órgãos no corpo, e por isso é importante estar atento até aos sinais menos visíveis.
-Carotenodermia
-Um batimento cardíaco lento (menos de 60 batimentos por minuto
-Afastamento dos amigos e atividades habituais
-Perda da menstruação nas meninas e mulheres na pós-puberdade.
-Uma óbvia, rápida e dramática perda de peso
CORRELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes? A estreita relação entre imagem corporal e desempenho físico faz com que as atletas sejam um grupo particularmente vulnerável à instalação desse transtorno, tendo em vista a ênfase dada ao controle de