atividades desenvolvidas
Ao se trabalhar com na Educação infantil, precisamos de uma postura ativa na consolidação de uma profição docente em formação ainda. Quais os fundamentos da educação das crianças pequenas? Como atuar de forma a favorecer o pleno desenvolvimento da criança, numa etapa tão complexa da vida, marcada por tantas e tão profundas formações? Como superar o distanciamento entre a teoria e a prática e o que se pensa e faz na família? Como tornar o espaço educativo um lugar de encontro, de diálogos, de respeito, de desenvolvimento de saberes profissionais e pessoais, de humanização?
Inúmeras são as questões que permeiam o espaço-tempo do estágio de observação e auxílio na creche. Espaço de relações entre sujeitos de diferentes idades, históricos, e, portanto, senhores de saberes e expectativas diversas.
O estágio é um período de intenso aprendizado no qual um estudante de curso normal em nível médio pode confrontar as teorias estudadas com a prática, com o cotidiano da sala de aula, resumindo a teoria e a prática na práxis, que é a prática refletida num processo doação-reflexão-ação.
O estágio se deu na EMJLR Escola Municipal José Lins DO Rêgo Fazenda Engenho Ubai– MG. Foram observadas e auxiliadas a turma em educação infantil. A escola dispõe de o3funcionário entre professores, auxiliares de serviços gerais,. É uma escola municipal voltada para o público de classe baixa. A instituição atende aproximadamente23 crianças de quatro a12 anos de idades.
Um prédio com sala , , banheiro feminino infantil, banheiro masculino infantil., Murais dentro e fora da sala, , varanda coberta, é um ambiente limpo e organizado, de cores agradáveis com vários cartazes de desenhos infantis.
Os funcionários que nela trabalham estão cientes que existe um Regimento, e o mesmo é respeitado. O relacionamento entre os funcionários é de respeito e cooperação. O trabalho da escola é discutido em reuniões, avaliando e escolhendo a melhor maneira para se obtiver