atividades com cracha
Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
Escolher um crachá cujo nome seja de um colega e entregar ao mesmo.
Usar os crachás para formar grupos de trabalhos.
Usar os crachás para fazer as chamadinhas.
Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras.
Mostre o crachá de cada aluno e aguarde que o dono o identifique. Caso isto não aconteça, forneça pistas: diga a primeira e a última letra do nome, ou que o nome começa com a mesma letra de determinado objeto, fruta ou animal.
Entregue aos alunos que estiverem nas primeiras carteiras os crachás daqueles que pertencem à sua fileira. Ele deverá pegar seu crachá e passar os demais para quem estiver logo atrás, e assim, sucessivamente, até o crachá chegar ao último.
Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
Trabalhe o número de letras de cada crachá. Pergunte aos alunos: 'Quem tem no nome apenas 5 letrinhas? Venham aqui na frente para a gente ver quem são.' 'Quem são os alunos que o nome iniciam com Vogais?' 'E os que iniciam com Consoantes?' 'Qual o que tem mais ? Nomes que iniciam com vogais ou com consoantes?' 'Quais alunos têm o nome composto? Quantos são?' 'O que é nome composto? Alguém sabe?' 'Agora cada um vai escrever o nome no papel e fazer um desenho representando você ao lado do nome.'
Entregar os crachás para cada um, mas pedindo para quando for chamado, o aluno deverá buscá-lo pulando com os dois pés ou com um pé só, ou deverá pegar com a mão esquerda, ou gatinhando, etc.
Entregar o crachá de forma visual, apenas. A professora não dirá uma só palavra. O aluno que perceber o nome deverá buscá-lo cantando o seu nome. Pode-se combinar com a classe para que batam os pés no chão caso a criança não perceba que é o crachá dela.
Pode-se colocar os crachás no chão, ou sobre a mesa, sobre o tapete, sobre papeis