atividades aquáticas
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EAD)
DISCIPLINA: ATIVIDADES AQUÁTICAS
NADAR, NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS
Sandra Luzia Martins
RA: 1125651
TUTOR À DISTÂNCIA: Ana Martha de Alimongelli
Atividade 2º Ciclo
São José do Rio Preto
2014
1- Existem diferenciações essenciais entre os termos nadar, natação e atividades aquáticas.
- Nadar diz respeito a mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do
próprio
corpo.
Compreende
formas
diversificadas
de
manifestações do sujeito na água.
- Natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento e ao desempenho.
- Atividades aquáticas vão além de nado e da natação: são atividades que ocorrem no meio líquido e podem ser canoagem, maratona aquática, pólo aquático, remo, triatlo, entre outros.
2- A grande maioria das escolas não apresenta estruturas em que possam ser desenvolvidas as atividades aquáticas, como as piscinas ou áreas com água e equipamentos necessários.
Porém, as instituições de ensino têm a possibilidade de criar projetos que contemplem passeios em clubes, centros comunitários, acampamentos, sítios, chácaras, fazendas, parques aquáticos que possuem piscinas, lagos, rios, entre outros. Desse modo, o desenvolvimento de ações relacionadas com atividades aquáticas podem ser facilitadas.
Da mesma forma, equipamentos ou estratégias podem ser adotadas de forma que o educando vivencie as atividades, mesmo que de forma simulada com bóias ou câmaras de ar, improvisando assim , objetos semelhantes a embarcações ou pranchas. Nestas atividades, o lúdico pode ser vivenciado através de inúmeras brincadeiras aplicadas dentro da água.
O que o professor não pode esquecer é a ligação destas atividades com a educação propriamente dita, pois as mesmas são mais meios para uma aprendizagem crítica com relação ao mundo.
3- A terra é composta por mais de