Monografia
Expediente
Anuncie
Newsletter
Fale Conosco
Share Share More
Share Share
Notícias
Artigos
Entrevistas
"Caderno B"
Colunistas
Leitura
02/02/2012
A primavera árabe vai levar a uma verdadeira democracia no Oriente Médio?
Discuta. / Vitor Santos
A+
A
A-
Assine a Newsletter
Like
0
Tw eet
0
A sequência de eventos denominada primavera árabe evidencia explicitamente a não mais aceitação do povo árabe a regimes autoritários e opressores, porém, isso não necessariamente implica na construção de uma democracia genuína nesses países devido a fatores estruturais daquelas sociedades.
Inicialmente o motivo pelo qual os eventos começaram não foi exatamente um apelo à democratização e sim, um grito de desabafo de um povo que não mais suporta as arbitrariedades, injustiças e corrupções do modelo de governo vigente até o momento, e conseguiram se articular para mostrar essa insatisfação. Embora os ditadores tenham ainda tentado se opor e sufocar os levantes usando todos os artifícios que lhes fossem convenientes, incluindo violência e armamento pesado, a força da manifestação popular, respaldada ainda no apoio da opinião pública do cenário mundial convencida pelas denúncias veiculadas principalmente na internet, conseguiram vitórias importantes nesses países o que pode indicar uma mudança de cenário no mundo árabe. Os novos governos pós-primavera deverão se adequar à nova demanda social que não mais aceita o autoritarismo militar como forma de dominação ainda que este use a bandeira da religião como amparo de justificação das suas ações. O que se vê agora é que os líderes temporários estão cada vez mais cautelosos nas suas decisões para não incidirem em comportamentos parecidos com seus antecessores autoritários, o que provavelmente também os derrubaria.
Para se ter uma ideia mais aproximada do sentimento geral do povo árabe, é de proveito considerar um pouco da história de opressão e