atividade1
Observando os últimos anos percebe-se uma crescente preocupação no movimento educacional sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou com deficiências na escola regular. Para que ocorra realmente essa inclusão há a dependência de muitas transformações não só em questões pedagógicas, mas na sociedade, com profundas repercussões éticas e culturais que as suportarão (MANTOAN, 1998). Apesar de estar em discussão há vários anos, a inclusão ainda enfrenta grandes e inúmeros problemas para se estabelecer.
O grande crescimento em matrículas no ensino regular de crianças com deficiência auditiva trouxe uma maior preocupação em oferecer um ensino de que ofereça oportunidades iguais e atenda as necessidades dos alunos.Aí está o grande desafio da escola, em fugir do tradicionalismo que homogeneíza os processos, e, por consequência, classifica e exclui, despreparada para as diferenças. Essa escola entra em conflito com as novas possibilidades que a tecnologia aplicada à educação trouxe. No caso dos surdos, o uso do computador e da internet expandiu suas alternativas e possibilidades de comunicação; eles trabalham muito,ou exclusivamente, pelo visual, e essas tecnologias são extremamente acessíveis visualmente. 2. PROPOSTA DE TRABALHO E METODOLOGIA
Muitos estudos sobre os processos de inclusão no ensino regular têm sido realizados, ganhando importância e atenção, bem como estudos relacionados à tecnologia assistiva.Ainda assim, são pesquisas recentes, e mesmo com a significativa e acelerada eficácia que essa tecnologia tem alcançado a escola ainda não vivencia plenamente essa alternativa ou não busca apropriar-se dela. As tecnologias que modificam o pensamento e as ações do homem, principalmente a internet, mostram-se instrumentos atraentes, que, bem utilizados, permitem estratégias pedagógicas novas e mais efetivas, como os ambientes virtuais de aprendizagem.
2.1.PROBLEMA
Para a realização do trabalho, é apresentado o seguinte problema: quais