Serviço Social e Política Social no Brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
FLÁVIA VIANA DA CRUZ
SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
MAGÉ
2012
FLÁVIA VIANA DA CRUZ
SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL - 2012/1 – 4º SEMESTRE.
Prof.: Amanda Boza, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira e Paulo Sérgio Aragão.
MAGÉ
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 4
3. A HISTÓRIA DA ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 6
4. O PROCESSO PERCORRIDO PELOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL APÓS A DÉCADA DE 80 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Abordaremos no contexto histórico toda a trajetória, atrasos e avanços da política da Assistência Social no Brasil diante dos governos, a conquista e o reconhecimento do LOAS.
Atualmente, mesmo com a implantação de outros programas, veremos que ainda é uma política pobre para os mais pobres, seletiva e que é para quem dela necessitar; assim como iremos verificar os limites e possibilidades da política de assistência dentro do cenário governamental neoliberal em que está inserido na realidade.
2. A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
A Constituição Federal de 1988 e LOAS de 1993 introduziram a concepção de assistência social como direito e como política social integrante de Sistema de Seguridade Social, é um dever do Estado e direito do cidadão.
A assistência social é concebida como um direito não contributivo é uma política pública e não pode submeter-se a lógica do mercado, porém, não pode ser vendida e nem comprada como mercadoria, nem pode gerar lucros para que a implemente.
Segundo a autora Ivonete Boschetti a assistência deve ser entendida e implementada tendo como horizonte a redução das desigualdades. Não significa que seja um direito de