atividade
Matricula: 11406671
5. Defina lote, amostra de lote, unidade de amostra e unidade analítica.
Lote: grupo de unidades de um produto fabricado em condições idênticas, para fins de inspeção e controle.
Amostra de lote: unidades do lote com base apenas em observações de uma fração dos lotes . Unidade de amostra: porção ou embalagem individual a ser analisada tomado de forma totalmente aleatória de uma partida como parte da amostra geral.
Unidade analítica:
6. Quando se usa o plano de amostragem de 2 classes e o plano de amostragem de 3 classes?
O plano de amostragem de 2 classes é usado quando estão baseados na verificação se um produto atende ou não uma especificação se um produto atende ou não uma especificação. Ex.: especificação – ausência de microorganismos patogênicos . Amostra positiva: aquela que uma unidade apresenta microorganismos patogênicos. Amostra negativa: aquela que nenhuma unidade apresentas microorganismos patogênicos.
* Processo decisório: amostra positiva- não atende, rejeita
Amostra negativa- atende, aceita O plano de amostragem por 3 classes é usado quando a unidade amostral a ser analisada pode ser classificada como: aceitável – qualidade intermediária aceitável ou inaceitável – em função dos limites m e M.
Nenhuma unidade pode ter resultado > M.
7. Quando devemos utilizar amostras indicativas? E as representativas? Qual legislação estabelece essa classificação? Explique.
Indicativa: Quando nos pontos de venda ou de qualquer forma de exposição ao consumo o lote ou partida do produto estiver fracionada.
Representativa: Na avaliação de lotes e ou partidas.
ICMSF: Varia entre 5 e 60 de acordo com a categoria de risco.
RDC12: Sempre igual a 5. 8. O que significa o seguinte resultado de análise de um alimento frente a determinado microorganismo? n=5, c=1, m=104 e M=105 ?
Significa que de acordo com a analise usando plano amostral de 3 classes das 5 unidades analisados 2 apresentam. 9. O que é faixa