Atividade
Questões:
1- Qual a relação existente entre o escritor autônomo e leitor crítico?
Na escrita autônoma, o escritor expõe uma leitura crítica dos textos que lê e produz um texto que tenha suas próprias idéias e opiniões. Para isso, o escritor precisa dominar técnicas de escrita. Já na leitura crítica, o leitor, apartir dos seus conhecimentos anteriores, é capaz de questionar o texto e tomar uma posição expondo sua opinião e obter uma reflexão sobre o que está escrito. A relação entre o escritor autônomo e um leitor crítico está no que chamamos de letramento. Esse termo distingue as habilidades adquiridas pela alfabetização tradicional, das habilidades necessárias, adquirindo assim, uma participação adequada nas práticas sociais e profissionais com a linguagem da escrita. Há uma significação, um sentido na leitura.
2- Conceitue alfabetização e letramento. Alfabetização é a capacidade de decodificar os sinais gráficos e transformá-los em sons, na leitura. Na escrita, tem a capacidade de codificar os sons da língua e transformá-los em sinais gráficos. Mas atualmente, não se considera alfabetizado quem apenas codifica ou decodifica os sinais gráficos. Hoje é muito mais amplo alfabetizar.
Letramento é um processo que se inicia quando a criança começa a conviver com diferentes tipos de escrita e tem sua participação nas práticas sociais, se relacionando cada vez mais com a língua escrita, como livros, leitura, placas, etc. É dar sentido á língua escrita e ter um nível maior de leitura.
3- Qual o resultado da avaliação do Brasil no que se refere ao processo de alfabetização? No Brasil, a ampliação do conceito de alfabetização, em direção ao letramento é visível nos censos demográficos. Apartir de 1990, o IBGE passou a tomar como base, o número de séries