atividade
a) Alguns métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, são eficientes porque mantêm os níveis hormonais femininos constantes e com isso evitam a ovulação.b) O DIU (dispositivo intra-uterino) é um método contraceptivo que impede a implantação do embrião, sendo muito eficiente na prevenção da gravidez uterina e tubária.
c) A formação de gêmeos diferentes (dizigóticos) só é possível se houver a fecundação de um óvulo por dois espermatozóides diferentes, ou seja, com materiais genéticos diferentes.
d) Um “exame de farmácia” feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida.
02) (UFPE/2003) Observe o gráfico, relacionado ao ciclo menstrual humano onde estão indicados: o período da menstruação, a variação da concentração de hormônios (curvas A, B, C e D) e uma das fases do referido ciclo (E). Analise as correspondências estabelecidas nas proposições abaixo. 0-0) A variação da concentração do hormônio FSH é mostrada na curva A.
1-1) A variação da concentração do hormônio LH é mostrada na curva B.
2-2) A variação da concentração de estrogênio é mostrada na curva C.
3-3) A variação da concentração de progesterona é mostrada na curva D.
4-4) A fase folicular é mostrada no intervalo representado em E.
03) (UFC/2005) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas. Essa medicação surgiu como método emergencial para evitar a gravidez quando outros métodos anticoncepcionais falharam ou não estavam disponíveis ou quando a mulher foi vítima de estupro. Esta pílula deve ser tomada o mais rápido possível e seu mecanismo de ação depende do período do ciclo em que a mulher toma o produto.
Acerca do assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Esta pílula pode conter somente