geologia
Os principais tipos: os glicerídios, as ceras, os esteroides, os fosfolipídios e os carotenoides.
GLICERÍDIOS – formadas por uma molécula de álcool glicerol ligada a uma, duas ou três moléculas de ácidos graxos(triglicerídios).
Ex. manteiga e gordura da carne ( de origem animal – são geralmente SATURADOS E SÓLIDOS)
Ex. óleos de oliva, de milho e girassol ( de origem vegetal- são INSATURADOS E LÍQUIDOS )
LIPÍDIOS ESSENCIAIS ( Que nosso organismo não consegui produzir) encontramos em óleos vegetais e em peixes marinhos(óleo de fígado de bacalhau). Os lipídios essenciais são necessários para o organismo absorver as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e para produção das membranas celulares e substâncias que regulam plaquetas do sangue e inflamação.
EXCESSO de lipídios pode a ATEROSCLEROSE(gordura nas artérias) o que resulta em doenças cardiovasculares, infarto e AVC.
CERAS- são formadas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos. São insolúveis em água, por isso são úteis aos animais e plantas.Funcionam como repelentes de água. Impermeabilizam a superfície de folhas, flores e frutos impedindo que a planta perca água por transpiração.
ESTERÓIDES: um sistema de anéis fundidos consistindo em três anéis com 6 átomos (A, B e C) e um anel com cinco átomos (anel D).
Ex. de Esteróides: COLESTEROL E HORMÔNIOS (SEXUAL: TESTOSTERONA-masculino produzido nos testiculos, ESTRADIOL- feminino produzido nos ovários e placenta)
COLESTROL –é amplamente distribuídos em membranas biológicas, em especial animais, mas não ocorre em membranas de procariontes.
O colesterol não pode ser dissolvidos no sangue. A LIPOPROTÍNA transporta o colesterol pela corrente sanguínea.
SAIS BILIARES são derivados do colesterol – agem como detergentes no intestino, emulsificando as gorduras da dieta para torna-las