atividade
Habilidade (saber fazer) é um conceito que varia de autor para autor; porém, geralmente, são consideradas como algo menos amplo do que as competências, porquanto a competência é constituída por várias habilidades. É correto dizer, portanto, que:
I. A habilidade não pode pertencer a uma determinada competência, uma vez que esta mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.
II. A habilidade é inseparável da ação e exige domínio de conhecimentos.
III. As habilidades estão relacionadas com a capacidade de prática.
Resposta Selecionada: d.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Respostas: a.
Apenas a afirmativa I está correta.
b.Apenas a afirmativa II está correta.
c.Apenas a afirmativa III está correta.
d.Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
• Pergunta 2•0,5 em 0,5 pontos
Nas organizações, um dos aspectos do poder coercitivo está expresso pela violência e pelo assédio moral. Esse poder nasce do encontro entre a inveja e a perversidade. O assédio diz respeito à “conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.” (HIRIGOYEN, 1998, p. 55) Ainda que o assédio no trabalho seja tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no começo da década de 1990 é que ele realmente foi identificado como um fenômeno destrutivo, não só reduzindo a produtividade, mas também favorecendo o absenteísmo (ausências dos empregados ao trabalho), devido aos danos psicológicos que envolvem. O assédio moral nas organizações, geralmente, nasce de forma insignificante e propaga-se pelo fato de as pessoas envolvidas não quererem formalizar a denúncia por medo de perder o emprego ou encararem de modo superficial o problema, deixando passar as insinuações e as chacotas; em