atividade
1
Hotel Ruanda
Catarina Nogueira Possatto e Rhuan Dergley da Silva
Sumário: 1. Introdução 2. Histórico dos Direitos Humanos e as violações cometidas no episódio Ruanda: 2.1 Crimes cometidos em Ruanda sob a égide do Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos; 2.2 Crimes cometidos em Ruanda sob a égide do Sistema Especial de Proteção dos Direitos Humanos 3. Direito Internacional Humanitário ou Direito Internacional dos Conflitos Armados 4. Tribunal Penal Internacional para Ruanda 5. Considerações finais 6. Referências bibliográficas Trecho extraído do filme
1. Introdução
Hotel Ruanda é um longa-metragem lançado em 2004, dirigido por Terry George e coproduzido pela Itália, Reino Unido e África do Sul, em que é retratada a história da guerra civil de Ruanda, que durou de janeiro a dezembro de 1994 e que deixou quase um milhão de pessoas mortas.
O motivo que desencadeou a Guerra Civil de 1994 foi a dominação da Bélgica em Ruanda no período entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o Fim da Segunda Guerra Mundial (1918-1945). Isso porque, durante esse período de dominação, os belgas dividiram o povo ruandês em hutus e tutsis, sob a alegação de que os tutsis eram mais altos, com narizes mais finos e pele mais clara.
Durante esse período, os colonos belgas usaram os tutsis para governar o país. Porém, com a saída da Bélgica, após a Segunda Grande Guerra, os hutus alcançaram o poder e quiseram se vingar dos tutsis por anos de repressão.
Os tutsis organizaram-se na Frente Patriótica de Ruanda e os hutus, que não estavam no poder, na milícia Interhamwe, o que gerou confrontos armados.
Nesse sentido, veja-se a passagem abaixo, extraída do início do filme: [...] Se alguém me pergunta, caros ouvintes, por que eu odeio os tutsis, eu digo: Leia nossa história. Os tutsis se aliaram aos colonos belgas. Roubaram as nossas terras hutus e nos açoitaram. Agora, esses rebeldes tutsis voltaram. São baratas. São assassinos. Ruanda é