Cosméticos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Não é simples criar um novo produto. Precisa-se estudar muito, a fim de conhecer quais combinações darão certo, qual a finalidade do mesmo e quais serão as possíveis consequências do uso. A situação vale também para os cosméticos, produtos que há muito tempo existem.
O objetivo do presente estudo é transmitir conhecimentos a cerca desse setor da química, que envolve desde a sua história, os principais inventores até a moda atual. Setor esse muito popular na vida de tantas mulheres.
Com a leitura do trabalho, observa-se quão importante é a química, não somente neste ramo, mas, pode-se dizer, em todos. Não é atual as descobertas, os inventores são povos primitivos que se utilizavam da natureza para melhorar suas condições e qualidade de vida.
Teve-se como ponto de partida, a definição de cosméticos e a descrição de seus mais importantes tipos, bem como as principais substâncias que compõe os produtos que foram citados.
Em seguida, realizou-se uma pesquisa mais profunda acerca da origem dos cosméticos e seus pioneiros do uso. Segue-se com a história no Brasil, sua propagação nas terras brasileiras.
Por fim, observaram-se alguns dos principais inventores desse setor industrial, assim como suas criações, conhecidas internacionalmente até aos dias atuais.
2 COSMÉTICOS
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária:
(CITAÇÃO)
Cosméticos, produtos de higiene e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano – pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-las, perfumá-las, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-las ou mantê-las em bom estado.
(FIM CITAÇÃO)
2.1 TIPOS DE COSMÉTICOS
Nos últimos anos, a variedade de cosméticos cresceu consideravelmente.