Atividade I Curriculo
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Currículo, Cultura e Conhecimento
PROFESSORA: Rita Silvana Santana dos Santos
ALUNO: José Maria Barbosa de Jesus Data 24/06/2012
Atividade I: As diferentes concepções de currículo e o cotidiano de nossa escola. O Dicionário Interativo da Educação Brasileira define currículo como o “Conjunto de disciplinas sobre um determinado curso ou programa de ensino ou a trajetória de um indivíduo para o seu aperfeiçoamento profissional[...]" (MENEZES & SANTOS, 2002). Apresentado deste modo parece algo neutro e burocrático, como um registro escolar que deve ser feito na ficha/relatório de um aluno e, durante muito tempo, foi assim. Havia uma naturalização da subordinação das classes sociais, portanto era “natural” que as classes dominantes escolhessem o currículo e não se questionava isso. No mesmo dicionário quando se fala em currículo escolar o texto fica mais complexo, pois, considera a aprendizagem, as atividades educativas, as formas de execução, intenções dos sistemas educacionais, plano cultural, modelo de escola e, entre outros fatores, os fundamentos filosóficos. Para resumir, como diz Schmidt:
[...]sua natureza fundamental decorre do fato de ser o currículo o próprio fundamento de qualquer sistema de ensino, ele é o elemento nuclear do projeto pedagógico da escola, viabilizando o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, toda e qualquer mudança não terá efeito, se não a acompanhar uma reconcepção do currículo[...]. SCHMIDT, 2003, p.60)
Lima (2007, p.18) nos ensina que a escola e a escrita são criações recentes da humanidade, mas ao mesmo tempo ressalta como estas criações promoveram a aceleração do desenvolvimento das ciências, das técnicas artísticas, na invenção de equipamentos, na produção literária e desenvolvimento tecnológico. Então, cada vez mais, precisamos do aparelho de Estado capaz