ESCOLA E CURRICULO
1) Segundo Ribeiro, citado em nosso livro texto, o currículo pode ser “um conjunto de experiências educativas planejadas e organizadas pela escola, ou mesmo de experiências vividas pelos educandos sob a orientação direta da escola”. Nessa concepção, incluem-se as experiências de aprendizagens vivenciadas pelos alunos e que não surgiram diretamente das propostas ou programas propostos pela escola. Essas experiências e propostas fazem parte de um conjunto de atividades que chamamos de: Peso: 1.0 a) currículo formal.
b) currículo oculto.
c) currículo institucional.
d) currículo sistematizado.
e) currículo interdisciplinar.
2) No âmbito das concepções de currículo, Sacristán (1998) propõe um currículo compreendido enquanto processo. Nesta perspectiva, é CORRETO afirmar que: Peso: 1.0 a) o currículo é determinado prioritariamente pelos objetivos, conteúdos e experiências de ensino selecionados pelo professor.
b)o currículo é composto pelo conhecimento escolar que é organizado e imposto pelos órgãos governamentais.
c)o currículo é resultado da seleção de conteúdos e procedimentos realizada por especialistas em educação sem a participação dos professores das disciplinas.
d)o currículo é constituído pelas suas múltiplas dimensões, ou seja, o currículo prescrito, o currículo moldado pelo professor, o currículo avaliado e o currículo em ação.
e)o currículo é definido prioritariamente pelas legislações e regulamentações organizadas pelo governo federal, cabendo às escolas simplesmente cumprir o que é previamente determinado.
3) A organização e a realização do currículo escolar possibilitam o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes educadores, sendo base de diálogo e reflexão para toda a equipe escolar. Para tal, há a necessidade da corresponsabilidade de