Atividade Supervisionada
SITUAÇÃO VERIFICADA NO MUNICÍPIO DE AMARELÃO, ESTADO DE CORALINA
Resumo:
Análise da exoneração dos professores municipais concursados e fechamento de escolas nas quais 300 alunos ficaram sem acesso à educação. O prefeito do caso, enquanto administrador público deveria utilizar seu poder para o cumprimento da lei que garante o direito do cidadão. Aconteceu a utilização do poder para punir servidores que discordaram de determinada forma de governo e optaram por outra por meio de escolha eleitoral O servidor público é um membro de uma sociedade democrática e o aluno é um cidadão que tem direito à educação. Sendo que nenhuma justificativa foi dada aos interessados, uma maneira de se encontrar uma solução para o fato é enumerar os direitos e deveres de cada parte segundo o texto da lei que rege os atos administrativos, observando as consequências que este ato administrativo causou aos professores e seus familiares, aos alunos e seus familiares e à sociedade. Palavras-chave: administrador; direitos; dever.
Apresentação para análise do caso de um prefeito de estado e município fictícios no qual foram exonerados servidores municipais que manifestaram sua oposição ao prefeito durante campanha de reeleição. O prefeito foi reeleito e como medida logo procedeu à exoneração de 20 professores concursados, sendo 2 em estágio probatório todos trabalhavam na zona rural. Este ato causou o fechamento de três escolas e impediu 300 alunos de terem acesso à escola e à educação.
O estudo das disciplinas deste módulo no curso de Serviços Públicos propiciou aos alunos sobretudo, entenderem como a lei rege o ingresso dos servidores no serviço público , o gerenciamento dos recursos humanos na administração pública e o funcionamento básico da economia. Estes conceitos serviram de base para análise e visualização das faltas administrativas cometidas pelo referido prefeito.
O