Atividade sobre Sistemas (Tomada de Decisões, Avaliando o Ambiente e Sistemas Administrativos)
Centro de Ciências Sociais
Curso de Ciências Imobiliárias
Organizações e Métodos
São Luís
2013
Fernando Jordão
Organizações e Métodos
Atividade sobre Sistemas (Tomada de Decisões, Avaliando o Ambiente e Sistemas Administrativos)
Professora: Maria Teresa
São Luís
2013
TOMANDO DECISÕES
1. Explicar as seis etapas do modelo de tomada de decisão racional e seus pressupostos.
Definição do Problema: existindo um problema que demonstra desigualdade entre um determinado momento de uma ação existente e um determinado momento de uma ação cobiçada.
Critérios de Decisão: determinar o que é importante para tomar a decisão, ou seja, iniciam-se na ação os esforços, os alentos e os gostos individuais de quem tomará a decisão.
Pesar os Critérios: considerar os critérios antecipadamente reconhecidos, de maneira que seja dada a ele a preferência certa na decisão.
Gerar Alternativas: produzir várias alternativas (saídas) possíveis, que possa levar ao êxito na resolução do problema.
Classificar cada alternativa segundo cada critério: examinar e verificar cada uma das alternativas, observando os pontos fortes e os pontos fracos de cada uma delas, e assim ficam claras quando são confrontadas em função dos critérios e pesos anunciados.
Calcular a Decisão Ótima: aumentar a “energia” aguardada de cada preferência pelo peso e pontuação de cada quesito para cada alternativa. A alternativa de valor mais alto esperado é a opção ótima.
Seus pressupostos são a Clareza do problema, Opções conhecidas, Preferências claras, Preferências constantes, Não há restrições de tempo ou custo, Máxima compensação.
2. Entender a diferença entre risco e incerteza.
Risco designa o resultado objetivo da combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento, aleatório, futuro e que independa da vontade humana, e o impacto resultante caso ele ocorra.