Atividade sobre HER2
GOIÂNIA, 10 DE JUNHO DE 2013
1) Defina o termo HER2/neu, onde está localizado, qual a sua função celular.
HER2 é um proto-oncogene localizado no braço longo do cromossomo 17, responsável pela transcrição de uma proteína receptora transmembrana da família dos receptores do fator de crescimento da epiderme.
2) Qual a consequência da superexpressão do gene HER2? Qual sua relação com o tratamento e prognóstico em pacientes com adenocarcinoma de mama?
A superexpressão do gene HER2 resulta em aumento da transcrição do receptor na membrana celular e, assim, estimula o crescimento celular através da atividade autoquinase. Pacientes com amplificação do gene HER2, que na maioria dos casos também apresentam superexpressão de proteína HER2, têm um prognóstico pior do que pacientes com tumores sem a amplificação desse gene.
3) A Herceptina (Herceptin ®, Roche) ou trastuzumab é o quimioterápico elegível para o tratamento do câncer de mama com expressão positiva da proteína HER2. Do que é formado este fármaco e qual seu mecanismo de ação? Porque o mesmo não é eficiente no tratamento de pacientes HER2 negativo?
O trastuzumab é um anticorpo monoclonal recombinante humanizado direcionado contra o domínio extracelular da proteína HER-2, que aumenta significativamente a sobrevivência de pacientes HER2-positivos, seja através da monoterapia ou em combinação com a quimioterapia. O tratamento, por se constituir de anticorpos, serve apenas para pacientes que expressam HER2, uma vez que eles são específicos para determinado antígeno. Além disso, os anticorpos são monoclonais, sendo específicos para um único tipo de epítopo do HER2.
4) Quais são as consequências de um resultado, da avaliação do nível da proteína HER2 ou expressão do gene HER2, falso-positivo ou falso-negativo para um paciente com câncer de mama?
Um resultado falso-positivo poderia levar a um tratamento não-efetivo extremamente caro (entre 30.000 a 40.000 euros por