Cancer de mama
ENFERMAGEM
BRUNO MOURA DE ANDRADE
FERNANDA SANTANA OLIVEIRA
IVINE HELENA FERREIRA MARTINS
PAULA DAYANE RAMOS DOS SANTOS
ROBERTA DAYANNE PERCIANO DE SANTANA
THAIS MORAIS DE ARAUJO
CANCÊR DE MAMA
Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Práticas Investigativas II, ministrada pela Professora Clécia Ferreira, no 2 semestre de 2013.
Aracaju
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 FATORES DE RISCO 02
3 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS 03
4 TIPOS DE CANCÊR DE MAMA 04
5 TRATAMENTO 06
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 07 REFERÊNCIAS 08
1 INTRODUÇÃO Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células ( maligno ), o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase. A formação do câncer pode ser influenciada por fatores internos, (como a herança genética) ou externos (exposição a agentes cancerígenos, hábitos alimentares, entre outros) ou por ambos simultaneamente. O presente estudo fala sobre o câncer de mama( que são glândulas e sua principal função é a produção do leite ) , que é o tipo câncer mas frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se de forma repetitiva até formarem um tumor maligno.
Dentro deste contesto, questiona-se: que na atualidade com tantas informações e maior nível de conhecimento e tecnologia o índice de câncer de mama apresenta um nível ainda bastante significativo . Neste sentido,esta pesquisa tem como objetivo: a) identificar :que fatores podem estar desencadeando esta falta de preocupação com a saúde mamaria ou ate mesmo por falta de condições, fator este que seria obrigação de