atividade sobre antropologia
Esta ciência chamada antropologia quando surgiu, tinha como preocupação compreender as mudanças pelas quais passavam a sociedade, a diversidade cultural e características dos grupos humanos. Os primeiros antropólogos queriam entender por que os grupos humanos eram tão diferentes e por este motivo, no século XX passaram a estudar a existência de semelhanças e das diferenças entre eles.
Hoje, através da antropologia, podemos conhecer melhor o ser humano a ponto de entender suas ações e reações, possibilitando assim fazer uso desta no processo de ensino e aprendizagem.
Na antropologia destacamos a contribuição de Boas, Malinowisk e Geertz. Boas e Malinowisk mediante as suas pesquisas de campo, conceberam que as diferenças entre as culturas não eram o resultado de um processo evolutivo linear e universal, mas sim, de modos particulares como os homens e as mulheres organizaram as suas existências. Já o antropólogo Geertz, ao apresentar a sua definição de cultura, considerou que ela é um sistema de símbolos e significados e que deve ser considerada como um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras instruções ( a que os técnicos de computadores chamam de programa) para governar o comportamento.
Antes de analisarmos o filme “Escritores da liberdade”, é necessário entrarmos no pensamento antropológico como ciência, enquanto que a pedagogia apresenta-se como prática. Só assim parece ser possível a superação de preconceitos.
No filme, o que se vê são quebras de barreiras, vemos isso porque a professora era de pele clara e assumiu uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos, mas a professora acredita na mudança de postura e atitude dos alunos, apesar de no início a relação da professora com os alunos não ser muito boa, mas suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando