Atividade prática supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina “libras”
Fundamentos Filosóficos da Educação
Docente: Profa. Simone Schneider Denzin
São Paulo
2012
Fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira
Não é uma tarefa tão fácil definir a filosofia, pois a própria filosofia já foi pensada e repensada desde que o termo foi inventado por Pitágoras, por volta do século VI a.C. A palavra é formada por duas letras gregas, ‘filo” que quer dizer amor ou amizade e “sophia” que significa sabedoria ou conhecimento. Filosofia portanto seria amor pelo conhecimento ou pela sabedoria.
As dificuldades de implantação da disciplina Filosofia no currículo escolar são diversas. A Filosofia não é uma disciplina empírica, como matemática ou química. É uma disciplina que se faz pelo pensamento apenas, na Filosofia não há métodos formais de prova, podemos usar a lógica, e devemos, mas a lógica é apenas fundamental, não resolve os problemas da Filosofia. A Filosofia é uma disciplina em aberto, sem resultados substanciais consensuais.
Por esses e outros motivos se da as dificuldades de implantação da disciplina no currículo escolar, a própria natureza da Filosofia levanta obstáculos sérios ao seu ensino. A Filosofia é basicamente discussão de ideias e as instituições de ensino nem sempre estão preparadas para acolher tais ideias. A própria cultura pode ser obstáculo ao ensino da Filosofia, uma cultura autoritária tem dificuldades em questionar grandes filósofos do passado.
A Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica à reflexão, a filosofia deve estar em alcance de todos os estudantes, de todos os níveis, deve estar ao alcance de todos os cidadãos. É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, e aos valores morais. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos