libras
Língua Brasileira de Sinais
Acadêmicas
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Ronaldo de Brito Soares.
Introdução
Este trabalho é importante para que possamos refletir e compreender melhor a realidade do surdo, ele nos dá a oportunidade de ir em busca de novos conhecimentos, que vão além dos ensinados nas tele aulas.
Sem dúvida alguma ao final deste trabalho veremos o surdo com um olhar diferente do que vimos hoje, não que sejamos preconceituosas, mas sim por descobrir e buscar novos horizontes para a educação de surdos.
Aspectos da Surdez
A escola tem papel importante na inclusão do aluno surdo, seja ela cultural, social ou educacional, tornando-se um elo entre o ser surdo, família e sociedade em uma parceria produtiva com o objetivo do pleno desenvolvimento do aluno.
A intenção é desviar a visão do surdo como deficiente, e inseri-lo em uma cultura bilíngue, onde sua comunicação se dê também com ouvintes.
Na escola é através da Libras que desenvolve-se o aprendizado, o respeito, relacionamentos, amizades, interações diversificadas e brincadeiras. Para a família, Libras é o meio de comunicação e relacionamento entre o surdo e seu grupo familiar, evitando assim seu isolamento e exclusão.
No entanto, as diferenças existentes entre os conceitos de surdez, estão presentes na forma que nos relacionamos com tal situação.
Conhecer os conceitos clínicos e biológicos é importante, pois servem para pensarmos na prática pedagógica de maneira satisfatória à educação e aprendizagem do aluno surdo.
Faz-se necessário considerar os aspectos biológicos, culturais e linguísticos construídos no contexto histórico político, social e cultural na atuação diária com o sujeito surdo.
A Libras não é universal, cada país possui sua própria língua e no interior das mesmas suas