Trabalho ATPS libras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Keulene Karoline de Faria Pereira RA:413911
Lorrainy de Faria Pereira dos Santos RA:7702662750
Tatiane Silva RA: 445827
Wannessa Reis de Jesus RA: 7984730920
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira De Sinais”, sob orientação do Professor-Tutor à distância Heloisa Helena de Paula
Polo Unieducação 7109
Goiânia 2013
DESAFIO
Esta Atividade Prática Supervisionada consiste na produção de um relatório sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais na prática docente.
Esta proposta é relevante porque dá ênfase na formação de profissionais críticos, o que pode gerar a oportunidade de produção de materiais para além das vivências acadêmicas, ao retratar um espaço múltiplo e complexo permeado por relações entre diferentes indivíduos, nas diferentes concepções de vivências.
INTRODUÇÃO
Este trabalho procura analisar criticamente a relação entre a surdez, a linguagem e cultura na prática docente. Atualmente o Brasil depara – se com um novo paradigma o da inclusão social dos portadores de necessidades especiais na busca de uma escola para todo , sem separações de sexo, raça, classe social para uma abordagem de educação inclusiva que esta aberta para acolher as diferenças. Isso significa atentar para as mudanças e diferenças dessa forma a inclusão torna – se um direito adquirido no cenário brasileiro.
O surdo percebe o mundo de forma diferenciada dos ouvintes, através de uma experiência visual e faz uso de uma linguagem especificas para isso a língua de sinais. Esta língua é, antes de tudo, a imagem do pensamento dos surdos e faz parte da experiência vivida, na comunidade surda é, como artefato cultural, a língua de sinais também é