atps
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA – 2º SEMESTRE
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de “LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS”, sob orientação da professora-tutora Maria de Lourdes.
OSASCO
2013
Sumário
1. Introdução 03
2. A surdez nas perspectivas médica, educacional e cultural 04
3. Atividades 07
Conclusão 08
Referências bibliográficas 09
Introdução
O processo de aprendizagem deve levar em consideração as necessidades especiais de cada indivíduo. E com os alunos deficientes auditivos não pode ser diferente. Suas capacidades e limites devem ser respeitados em busca de uma total e agradável aprendizagem.
2. A surdez nas perspectivas médica, educacional e cultural
“A surdez: um olhar sobre as diferenças” do organizador Carlos Skliar feito por Gladis Perlin, uma mulher surda residente em pais latino-americano aponta a questão da identidade surda e suas diversificações, tendo como embasamento teórico a teoria pós-estruturalista, abordando questões bastante importantes sobre a situação dos surdos.
Gladis enfatiza como o ouvitismo interage, ou melhor, domina, subordina os surdos, como a sociedade “assume” o sujeito surdo e a questão cultural do surdo.
A autora afirma que o grande mal estar na convivência dos surdos com os ouvintes, devido à própria imagem que certos ouvintes têm em relação aos surdos. No tópico do estereótipo Gladis diz que os ouvintes exprimem os surdos, pois eles são vistos como figuras frias e desprovidas de definição cultural. Perlin mensura que não vai ligar o ouvitismo com o preconceito contra os surdos; afirmação esta que particularmente discordo, pois as indagações citadas no texto da autora como esta que segui: