Energia Hidraulica
AMBIENTE, ENERGIA E SOCIEDADE
BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
1º PERÍODO
DANIEL FLORÊNCIO FARIAS
JEFFERSON TEÓFILO FERREIRA DA SILVA
JOSÉ FERREIRA DA SILVA JUNIOR
PEDRO HENRIQUE DE MEDEIROS BEZERRA
ENERGIA HIDRAÚLICA
ANGICOS – RN
2013
DANIEL FLORÊNCIO FARIAS
JEFFERSON TEÓFILO FERREIRA DA SILVA
JOSÉ FERREIRA DA SILVA JUNIOR
PEDRO HENRIQUE DE MEDEIROS BEZERRA
ENERGIA HIDRAÚLICA
ANGICOS – RN
2013
INTRODUÇÃO
Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração, ou seja, elas podem retornar ao meio ambiente com o tempo. Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica, biomassa, geotérmica, e mareomotriz. Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
CONCEITO DA ENERGIA HIDRÍCA
A produção da energia elétrica é principalmente efetuada através das centrais hidrelétricas, que estão associadas e localizadas próximas a barragens de grande ou média capacidade, que represam a água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo pontualmente o fluxo de água. Estas centrais usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio, a jusante da central, que fazem rodar as turbinas e os respectivos geradores, gerando eletricidade.
Também esta energia tem sido aproveitada através da aplicação do que se designa pequenas centrais hídricas, as PCHs, que consistem na construção de pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio, para lho devolver num local