Atividade pecuária
ATIVIDADE PECUÁRIA
CLASSIFICAÇÃO DO GADO.
Segundo Marion (2002, p. 106), existe três etapas distintas, na pecuária de corte, pelas quais passa o animal destinado ao abate que são as listadas a seguir:
a) cria e recria de animais para comercialização de matrizes;
b) cria, recria ou compra de animais para engorda e comercialização; e
c) cria, recria ou compra de animais para comercialização de seus produtos derivados, tais como: leites, ovos, mel, sêmen, etc.
No entanto, pelo processo de combinação das três etapas realizada por algumas empresas, há possibilidade de se identificar até seis alternativas de produção:
Cria;
Recria; estoque vivo (plantel): Avaliação pelo Método de Custo e Avaliação
Cria / Recria;
Cria / Recria / Engorda;
Recria / Engoda;
Engorda.
Na contabilidade da empresa com exploração de atividade pecuária, o rebanho existente deverá ser classificado de acordo com o tipo de criação e finalidade:
1 - No Imobilizado - Ativo Permanente:
a) Gado Reprodutor: representado por bovinos, suínos, ovinos, eqüinos e outros destinados à reprodução, ainda que por inseminação artificial;
b) Rebanho de Renda: representado por bovinos, suínos, ovinos, eqüinos e outros que a empresa explora para produção de bens que constituem objeto de suas atividades;
c) Animais de Trabalho: representados por eqüinos, bovinos, muares, asininos destinados a trabalhos agrícolas, sela e transporte.
Em decorrência dessa classificação no Ativo Permanente, esses bens ficam sujeitos à depreciação a partir do momento em que estiver em condições de produzir ou posto em funcionamento ou uso.
2 - Estoque - Ativo Circulante:
Classificam-se no Ativo Circulante as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Portanto, os rebanhos que se destinam à venda ou a consumo serão registrados nessa conta e ficarão sujeitos à avaliação de estoque, pelo