Custo Produção Atividades Pecuárias
GERENCIAMENTO E TOMADA DE DECISÃO NAS PROPRIEDADES RURAIS
Prof. Dr. José Roberto F. Canziani1
1. INTRODUÇÃO
Este texto apresenta, resumidamente, algumas metodologias alternativas para o cálculo e a análise do custo de produção de atividades agrícolas e pecuárias, pretendendo servir de base para uma discussão conceitual e técnica sobre custos de produção de atividades agropecuárias.
A discussão sobre custos no setor rural é importante, pois o cálculo de custos de produção de atividades agropecuárias pode ter diferentes finalidades, segundo os diversos agentes econômicos de uma determinada cadeia produtiva envolvidos em sua estimativa. São eles: os produtores rurais, cooperativas agropecuárias, entidades de representação da classe produtora, fornecedores de insumos, instituições financeiras, entidades de pesquisa, órgãos de governo, entre outros.
Assim, o objetivo de cálculo do custo pode servir de base, por exemplo: para subsidiar uma decisão gerencial de curto prazo; para medir a sustentabilidade de um empreendimento agrícola no longo prazo; para medir a capacidade de pagamento de uma lavoura; para definir a viabilidade econômica de uma tecnologia alternativa; para subsidiar propostas ou implementação de políticas agrícolas, entre outras. Essas diferentes finalidades no cálculo e na análise do custo de produção de atividades agrícolas, por sua vez, resultam em importantes diferenças metodológicas, principalmente em função dos dados disponíveis (ou estimados) para a realização dos cálculos e em função dos diferentes pressupostos teóricos necessários para se estimar os custos de produção e sua posterior avaliação econômica e gerencial.
Outra diferença metodológica importante é evidenciada quando se calcula o custo de produção a priori (“ex-ante”), que representa sua estimativa antes de se iniciar o processo produtivo ou, alternativamente, seu cálculo a posteriori (“expost”)