Atividade IV m dulo III Rascunho
Segundo alguns teóricos a qualificação, no que diz respeito ao educador e sua prática pedagógica, pode ser entendida da seguinte maneira:
LUCKESI: Na práxis pedagógica, o educador é aquele que, tendo adquirido o nível de cultura necessário para o desempenho de sua atividade, dá direção ao ensino e à aprendizagem. Ele assume o papel de mediador entre a cultura elaborada, acumulada e em processo de acumulação pela humanidade e o educando. O professor fará a mediação entre o coletivo da sociedade (os resultados da cultura) e o individual do aluno. Ele exerce o papel de um dos mediadores sociais entre o universal da sociedade e o particular do educando. (2001, p.15).
FREIRE: Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância senão supero permanentemente a minha. Não posso ensinar o que não sei. Mas, este, repito, não é osaber de que apenas devo falar e falar com palavras que o vento leva. É saber pelo contrário, que devoviver com os educandos. O melhor discurso sobre ele é o exercício de sua prática. (1996, p.107).RIOS: [...] uma visão de professor e educação que me parece mais correta – a de mediador, a ação mediadora. Pois na relação professor-aluno, educador-educando, o que se visa é a aquisição doconhecimento. Assim, professor e aluno são sujeitos conhecedores, e a tarefa do professor é estabelecer o diálogo do aluno com o real, e não com ele, professor, especificamente.
Porque é por meio da relação professor-aluno que o objeto que é o mundo é apreendido, compreendido e alterado, numa relação que é fundamental - a relação aluno-mundo, propiciada pelarelação professor-mundo. (2001, p.70).
No que diz respeito a professora com tendências tradicional, que não despertou para o diálogo com os alunos, podemos lembrar o que nos mostra os seguintes teóricos:
FREIRE: [...] tipo de relação educador-educando em que o educador se considera o exclusivo educador do educando. O