QUESTAO Democracia
1. Tudo isso é uma crítica à democracia burguesa que marxistas e outros têm feito corretamente. Há, contudo, uma crítica diferente, que complementa a primeira, e que é, sob alguns aspectos, ainda mais fundamental. Trata-se da questão de que o tipo de sistema representativo e parlamentar que é elemento essencial da democracia burguesa é, em qualquer caso e qualquer que seja seu contexto, não democrático [...].
MILIBAND, Ralph. “Reflexões sobre a crise dos regimes comunistas”. In: BLACKBURN, Robin (org.) Depois da queda – o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 21-35.
Desde os escritos de Jean-Jacques Rousseau, várias críticas têm sido construídas ao modelo de democracia representativa, tal como se pode observar no fragmento de Miliband, comentado acima. A partir dele,
a) conceitue a democracia representativa, diferenciando-a da democracia direta; Gabarito: Resposta da questão 1: a) A democracia representativa corresponde a uma forma de organização do sistema político democrático que estabelece que as decisões políticas sejam obtidas através de representantes do povo. Assim, há eleições que estabelece quem serão esses representantes. Já a democracia direta é caracterizada pela participação direta de cada um dos cidadãos nas decisões políticas.
1. Estabeleça duas diferenças entre o conceito de democracia vigente em Atenas no período antigo e o conceito de democracia vigente no Brasil atual. 2 Comente a Democracia ateniense, destacando a exclusão da mulher, dos metecos e dos escravos. 3 No poema grego Odisseia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como "homens sem leis", porque "não têm assembleias que julguem ou deliberem" e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros". (Homero, Odisseia. São Paulo: Nova Cultural,