Atividade Educa O Para Sa De Semana 3
Desenvolveremos nesta semana o conteúdo de embargo e interdição, vistos na NR-03 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Logo, na atividade desta semana será necessário você interpretar e identificar a situação descrita no item I e II.
I – As obras de ampliação de um aeroporto internacional foram paralisadas devido a existência de irregularidades no trabalho em andaimes onde havia risco de queda- operários. Constatou-se falta do uso do cinto de segurança e EPI (equipamento de proteção individual) e ausência de "linha de vida", que evita a queda de trabalhadores em altura. O MTE diz ainda que faltam equipamentos de proteção contra incêndio e aponta problemas no armazenamento e sinalização de produtos inflamáveis e pontos da obra distantes de banheiros e sem água potável para consumo.
II - O guindaste utilizado na elevação de blocos de concreto para o aeroporto internacional, encontra-se com os cabos de aço danificados e o operador não possui a capacitação necessária para operar este tipo de equipamento. O MTE notificou a empresa, informando que o equipamento não poderá ser utilizado até que as solicitações sejam atendidas.
Aguardamos o envio da sua atividade, qualquer dúvida, estamos à disposição.
Nome: Fernando Pasquetto
Polo: Cornélio Procópio – PR
Item I
A paralisação das obras configura embargo, pois trata-se de uma situação de eminente risco onde ocorre a falta de EPIs, falta da linha de vida, sinalização de produtos inflamáveis e equipamentos de segurança contra incêndio, além de não haver água potável para consumo e banheiro próximo a obra executada. Conclui-se portanto que os funcionários não possuem condições seguras de trabalho, e suas necessidades fisiológicas não podem ser atendidas.
Item II
Trata-se de uma interdição, pois foi paralisado somente o guindaste, que por conta do cabo de aço danificado e falta de mão de obra qualificada, oferecia risco a vida dos demais funcionários.