Atividade itc
ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO AO TRABALHO CIENTÍFICO (ITC)
AUTORES:
LUIZ GUILHERME PARAENSE
PEDRO MAGALHÃES
Maio/2013
Salvador, Bahia
PROJETO DE PESQUISA
1. TEMA
O crescimento imobiliário desenfreado na Avenida Paralela
2. PROBLEMA
Quais as consequências que o crescimento imobiliário desenfreado traz a Avenida Paralela?
3. HIPOTESE
A Avenida Paralela é considerada uma área de expansão urbana, que não para de crescer. O seu crescimento desacerbado possibilitou que a mata fosse suprimida para dar lugar a novos empreendimentos.
4. OBJETIVO
Analisar as vantagens e desvantagens da saturação das construções imobiliárias na cidade de Salvador, no trecho da Av. Paralela.
5. JUSTIFICATIVA
Identificar quais as consequências causadas pelo crescimento imobiliário na Avenida Paralela.
6. METODOLOGIA
Quantitativa com levantamento de dados.
8. REVISÃO DE LITERATURA
A Avenida Luis Vianna Filho, também conhecida com Av. Paralela, foi construída na década de 70 pelo então prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães. A sua construção teve como objetivo a expansão da cidade, acarretando a saída das atividades comerciais do centro histórico, além proporcionar uma via expressa para a cidade de salvador, que até então a capital não possuía.
Urbanistas acreditavam que a Avenida seria uma área inabitada, devido à distância dos grandes centros e pólos comerciais da época. Seria uma área apenas de passagem de carros para o litoral norte, e esse sem dúvida é o maior problema que existe hoje entorno da Avenida Paralela: Não cumpre mais o seu papel. Antigamente os soteropolitanos tinham medo de ir à avenida, pela falta de proteção, já que na época a paralela era apenas uma passagem, tornando-a uma via muito deserta e isolada, e conseqüentemente perigosa para os motoristas.
A avenida acabou fugindo do seu objetivo principal, de via expressa e acabou se tornando uma avenida urbana, uma área tanto nobre quanto popular de habitação. Essa é a razão e o