Jogo bete
O jogo Bete ou Taco é assim conhecido nos estados do sul do País.
Uns dizem que foi criado por jangadeiros brasileiros no século 19. Outros sugerem que “bete” derivou da palavra inglesa “bet”, cujo significado é aposta, termo muito utilizado nas partidas de críquete, na Inglaterra.
Há ainda uma terceira hipótese que diz que o taco deriva do beisebol – embora os adeptos do esporte afirmem o contrário, que foi o beisebol que derivou do taco.
Taco ou bete, o fato é que o jogo extremamente popular no Brasil. É, inclusive, objeto de uma expressão muito comum no Paraná, “largar os betes”, que significa desistir de algo.
E para organizar uma partida, você vai precisar de:
• 4 jogadores (duas duplas)
• 2 tacos
• 2 casinhas ( latinhas, garrafas pets etc)
• 1 bola ( de tênis, papel...)
• 1 giz ( ou pedaço de tijolo ou qualquer coisa que marque o chão)
O objetivo do bete é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo, o que equivale a 10 pontos. Ganha quem acumular 100 pontos primeiro.
Quem iniciar o jogo com a posse do taco é uma grande vantagem. A outra dupla, da bolinha, tem de primeiro conquistar o taco - derrubando a casinha ou “queimando” o adversário - para somente depois buscar o acúmulo de pontos.
Os jogadores ocupam seus respectivos lugares em campo – o jogo vai começar. Os integrantes da dupla do taco se posicionam ao lado das casinhas, tomando o cuidado de manter a ponta do bastão dentro da base – caso contrário, podem ser “queimados”. Seu objetivo, além de defender a casinha, é rebater a bola para longe e correr para trocar de base, cruzando os tacos no meio do campo.
Os integrantes da dupla da bolinha, por sua vez, se posicionam logo atrás das bases. Um deles irá iniciar o jogo, lançando a bolinha contra a casinha do lado oposto do campo – o objetivo é derrubá-la e, com isso, obter a posse do taco.
Ou seja, à medida em que a casinha é derrubada ou um jogador é queimado, os papéis das duplas são trocados.
Após a bolinha ser