Biologia
Como são as algas ?
A maioria das algas é aquática, mas podem ser encontradas em outros locais, úmidos. As algas não têm raízes, nem caules, nem folhas. Elas são formadas por um talo.
Entre as algas, temos reprodução tanto sexuada, como assexuada. Em muitas espécies, os dois tipos de reprodução aparecem alternadamente.
As algas possuem clorofila, portanto fazem fotossíntese e como consequência produzem açucares e eliminam oxigênio no ambiente.
Muitos tipos de algas são usadas e apreciadas pelo ser humano como alimento, outras originam produtos gelatinosos ou pastosos, que são substâncias da pasta de dentes, do sorvete... * Clorofíceas: São as algas onde os pigmentos verdes são mais abundantes do que os outros pigmentos. * Feofíceas: Nas feofíceas são encontrados pigmentos marrons, mais do que outro. * Rodofíceas: Possuem mais abundância de pigmento vermelho.
Algas (2): Características gerais, classificação e reprodução
Comente
Maria Graciete Carramate Lopes
02/03/200918h47
* * * *
Comunicar erroImprimir
É comum acharmos que as algas são plantas aquáticas, mas, nos atuais sistemas de classificação biológica, esses seres vivos são incluídos no Reino Protoctista (antigamente chamado de Protista) - e não no Reino Plantae.
No grupo das algas são incluídos organismos eucarióticos unicelulares ou multicelulares que, em sua maioria, apresentam parede celular formada de celulose e mais alguma substância, como ágar, carragenina, carbonato de cálcio, etc. O corpo das algas multicelulares é chamado de talo e pode apresentar-se como filamentos, lâminas ou estruturas que lembram caules e folhas de plantas.
As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar. A maioria apresenta cloroplastos cujos número e forma podem variar, mas que sempre apresentam clorofila, pigmento