Músculo esquelético
O tecido muscular constitui a maior do corpo. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e esta presa aos ossos sendo responsável pela movimentação corporal. Pode ser dividido em tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular liso e tecido muscular estriado cardíaco.
Tecido muscular estriado esquelético
É formado por feixes celulares cilíndricas, longas e multinucleadas.
Características
- Suas fibras são multinucleadas
- Os núcleos são periféricos.
- Possuem estrias transversais
- Apresenta contração rápida e voluntária;
- Células cilíndricas;
-contração voluntaria e rápida
Organização do músculo esquelético
As fibras musculares presente no músculo esquelético são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo chamada de epimísio. Do epimísio partem septos que separam os feixes e são chamados de perimísio. Casa fibra muscular é envolvida por uma lamina basal e fibras reticulares formando o endomísio. O tecido conjuntivo mantem as fibras musculares unidas fazendo com que a força de contração gerada por uma fibra atue em todo o músculo.
Os vasos sanguíneos penetram no músculo através do septos de tecido conjuntivo e formam uma vasta rede de capilares. O citoplasma da fibra muscular é preenchido por fibrilas chamada de miofibrilas.
As miofrilas apresentam estriações transversais com faixas claras e escuras. A faixa clara é banda I e a faixa escura é a banda A. no centro da banda temos a faixa Z.
O sarcômero é formado entre as duas faixas Z consecutivas. Uma banda A e duas semibandas I. as miofrilas apresentam 04 proteínas principais.
Miosina: filamentos grossos em formas de bastão.
Actina: filamentos finos formados formados por duas cadeias de proteínas globulares, formando dois colares de pérolas torcidos. Cada monômero possui uma região que interage com a miosina.
Tropomiosina: molécula longa e fina que contém duas cadeias enroladas uma outra. A tropomiosina se localiza no sulco formado pelas duas cadeias de actina.