Atividade Individual FGV
Módulo: 2
Atividade:
Título: Cartéis: problema na economia brasileira
Aluno: Camila Ferreira
Disciplina: Introdução à Economia
Turma:
Introdução
Historicamente, os cartéis tiveram início na Alemanha, durante o século XIX, mas foi no período entre as guerras mundiais que atingiu seu auge. Em suma, pode-se dizer que cartel é o acordo entre empresas, que atuam no mesmo setor, para oferecer determinado produto ou serviço de forma coordenada, com o fim de atender interesses próprios. Com isso o consumidor sai lesado, pois tal prática elimina a concorrência real (os preços e produtos oferecidos são combinados entre as redes envolvidas).
O que será possível observar com esse estudo é que, mesmo que as empresas combinem entre si um valor para o produto, elas são independentes e que tal prática, atualmente ilegal, prejudica a economia e, principalmente, o consumidor.
Além disso, serão identificados os setores com maior incidência de cartel, bem como as ações que tem sido tomada para identificação e punição dos envolvidos.
Justificativa
Devido à formação de cartéis, a economia brasileira e consumidor são prejudicados, pois, com a combinação de preços entre as empresas, a livre concorrência fica prejudicada; fazendo com que a “lei da oferta e demanda” não seja possível de se concretizar.
Desenvolvimento
Setores com maior incidência de cartéis
Podemos observar a formação de cartéis em diversos ramos de atividade. Conduto, alguns têm maior incidência.
Diferentemente dos Estados Unidos, os quais na maioria das vezes possuem êxitos nas caças aos cartéis, de início o Brasil teve pouquíssimos casos de identificação e punição de cartéis. Foi em meados de 2.000 que o pais intensificou sua ação contra os mesmos.
De fato postos de gasolina são um dos mais evidentes e corriqueiros casos de cartéis, mas temos ainda o setor de cimento, medicamentos genéricos, siderúrgico, vitaminas, entro outros.
Consequências dos cartéis