Fgv atividade individual
Título: Análise da Terceirização no Setor de Telecomunicações e Redes
Aluno:
Disciplina: Turma: MBA
Introdução
Nos dias atuais, os novos cenários da economia, desafiam os administradores de empresas na busca de empresas rentáveis e preparadas para o dinamismo do mercado. A necessidade de corporações mais enxutas e eficazes os conduzem a um dilema que contrapõe a redução de custos frente e necessidade de alinhamento com as mais modernas tecnologias e tendências para não ficar obsoleta.
Diante deste cenário, a terceirização é hoje uma realidade consumada no intuito de atingir esses objetivos de redução de custo e ter uma empresa preparada para o futuro.
“A prestação de serviços de "outsourcing" (Terceirização) é uma das modalidades que mais tem crescido na área de TI – Tecnologia da Informação. O conceito vem evoluindo ao longo dos anos, tornando-se um importante fator de competitividade para as empresas. “
Existem alguns modelos de tercerização como “body shop”, ou tercerização completa, porém, atualmente a tercerização onde busca-se um parceiro que esteja comprometido com resultados, ajudando-os na implementação das estratégias e focando num resultado comum, mostra-se mais eficaz.
No setor brasileiro das telecomunicações foi após a privatização, em 1998, que houve realmente o boom da terceirização. As operadoras de telefonia orientadas por uma lógica de enxugamento de quadros e aumento de produtividade passaram a terceirizar cada vez mais suas atividades, chegando ao momento atual em que apenas gerenciam e monitoram as empresas que prestam o serviço terceirizado para elas. As atividades de instalação e manutenção de rede, operação virtual de rede (MVNO - Mobile Virtual Network Operator), comercialização de serviços, tele-atendimento (CallCenter), causas trabalhistas, dentre outras, foram terceirizadas em sua maioria.
Vantagens
As vantagens de implantação de um outsourcing vão além da redução de custo.
A redução