Atividade III
Universidade Aberta do Brasil
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Departamento de Matemática
Licenciatura em Matemática à Distância
Alexsandro Bento Felix
PESQUISA E COTIDIANO ESCOLAR
Lagoa de Dentro – PB
2011
Atividade III
1 – Como poderemos construir uma escola onde a atividade de pesquisar possa significar a construção do conhecimento?
Primeiramente temos que passa por um processo de mudança de pensamentos por parte de alguns educadores e diretores, pois, muitos destes profissionais ainda visam apenas às atividades rotineiras, ou seja, passar determinado assunto, fazer exercícios e aplicar provar.
Acontecendo tal mudança de pensamento, restando apenas acostumar os alunos a realizarem pesquisas que estejam de acordo com os assuntos ministrados, levando eles a construção de conhecimento, de preferência estando ligados por um tema transversal.
2 – Você poderia lembrar algum conhecimento ou saber que não é ministrado nas escolas por ser considerado um conhecimento sem importância?
Não lembrava tal conhecimento, após algumas pesquisar lembrei alguns, lá vai:
Treino em um caderno de caligrafia, os alunos tinham que treinar para ter a caligrafia bonita em um caderno semelhante o abaixo apresentado:
Outro que lembrei, mas, que não é um conhecimento ministrado e sim uma pratica da educação escolar seria ao chegar à sala de aula um diretor, uma autoridade, entre outros, todos ficavam de pé e juntos davam bom dia.
3 – Como se dá a prática de impedir que certos conhecimentos entrem na escola?
Explique sua resposta
A prática de impedir que conhecimentos entrem na escola está relacionada na cultura do tradicionalismo, uma escola que disciplina e hierarquiza, onde o professor é tido com uma pessoa que sabe tudo, já os alunos são apenas pessoas que absorvem o conhecimento ensinado. Ao agir dessa forma, a escola torna o aluno incapaz de desenvolver suas próprias idéias, sua maneira de atuar, de se expressar, sendo, portanto sujeitos