Atividade III psicologia
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
COORDENADOR(A) DA DISCIPLINA: Maria das Graças R. De Moura e Sousa
“Educação faz de povo fácil de liderar, mas difícil de manobrar, fácil de governar, mas difícil de escravizar”. (Lord Brongham, 1778 – 1868)
ATIVIDADES
UNIDADE - III - A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE
- Atividades - III - (vigência: 05 A 17/04/2015)
1. Conceitue subjetividade.
A Psicologia estuda a subjetividade, sendo essa a sua principal contribuição para o entendimento do Ser Humano. A subjetividade é a síntese única que cada indivíduo constrói através das suas experiências vividas social e culturalmente.
2. Por que a subjetividade não é inata?
Porque ela é construída continuamente pelo indivíduo e por todos os elementos presentes no ambiente em que ele vive.
3. Discuta brevemente sobre cada uma das categorias constituintes do psiquismo:
Atividade, consciência e a identidade.
Resposta:
Atividade- A relevância do trabalho para a evolução da humanidade é ímpar, pois foi através dessa atividade que o homem pôde fixar e transmitir às gerações posteriores as suas realizações. O trabalho é, pois a principal atividade humana. Ao nascer, o homem traz consigo uma única aptidão: a aptidão para a formação de outras, de novas aptidões. Essas irão desenvolver-se a partir do contato com os fenômenos da realidade e com os objetos, os quais são resultado da experiência sócio histórica acumulada pelo homem.
Assim, para se apropriar do que foi produzido pela ciência, tecnologia, arte, o homem pode aperfeiçoa-las, o que o diferencia dos animais. Essa apropriação também ocorre no aprendizado da linguagem, na aquisição do saber e do pensamento. Consciência- Diferentes teorias, contudo, já tentaram explicar as origens da consciência no homem, como é o caso da Filosofia Idealista, cujo principal representante, Descartes, defendia a tese do dualismo, que reconhecia as
diferenças existentes entre os homens e os animais e considerava que a