Atividade III
Entende se como meio de comunicação em massa a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia.
Rabaça e Barbosa, por exemplo, definem meio como o “canal ou cadeia de canais que liga a fonte ao receptor”, ou “sistema (constituído por elementos físicos) onde ocorre a transmissão de mensagens
Segundo os mesmos autores os meios se classificam dois critérios:
Temporais: Aqueles que fixam e armazenam a mensagem de alguma maneira e a transportam de uma época a outra, através do tempo, pelos veículos impressos (livro, folheto, avulso etc.) e gravados (discos, películas foto e cinematográficas, fitas áudio e vide magnéticas), mediante processamento industrial.
Espaciais: Aqueles que conduzem a mensagem de um lugar para outro, em emissões através de ondas eletromagnéticas com os aparelhamentos de rádio e a televisão, desde que não em circuito fechado.
Os meios possuem três atributos.
O primeiro é o que permite certo grau de fixação da forma simbólica que é transmitida
O segundo atributo se relaciona com o grau de reprodução das formas simbólicas.
O terceiro atributo do meio técnico diz respeito à natureza e à amplitude da participação que ele permite, ou requer, dos indivíduos envolvidos com o uso desse meio.
Tipos de situação interativa criados pelo uso dos meios de comunicação:
Interação “face a face”, marcada pelo contexto da co-presença, isto é, os interlocutores partilham das mesmas dimensões de tempo e espaço.
Situação interativa proporcionada pelo uso dos meios de comunicação as interações mediadas, isto é, interações que implicam a utilização de algum meio técnico que possibilita “a transmissão de informação e conteúdo simbólico para indivíduos situados remotamente no espaço e no tempo ou em ambos”.
“Quase interação mediada”. Trata-se das “relações sociais estabelecidas pelos meios de comunicação de massa”
A comunicação de massa começa