Atividade Gestão de Pessoas
Quais são as formas de Recompensa?
Todo processo produtivo só se torna viável quando envolve a participação conjunta de diversos parceiros, cada um contribuindo com algum esforço ou recurso na expectativa de obter retorno pela sua contribuição. As recompensas oferecidas pela organização representam custo e, portanto, devem trazer algum ganho à organização.
CONCEIRO DE REMUNERAÇÃO: Corresponde ao total de recompensas quantificáveis recebidas pelos empregados em troca de sua força de trabalho e é composta por três elementos:
Remuneração básica;
Incentivos salariais;
Benefícios.
As recompensas podem ser financeiras ou não-financeiras.
As recompensas financeiras podem ser diretas e indiretas.
Diretas: salário, bônus, prêmios, comissões;
Indiretas: férias, gratificações, 13º, adicionais, participações nos resultados, alimentação subsidiada, transporte, etc.
A soma do salário direto e do salário indireto constitui a remuneração. As recompensas não-financeiras oferecidas pela organização como o orgulho, auto-estima, reconhecimento, segurança, afetam a satisfação das pessoas em relação ao sistema de remuneração.
Quais os significados do Salário?
O Salário é uma contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização. Em troca do dinheiro, a pessoa empenha parte de si mesma, de seu esforço e de sua vida, comprometendo-se a uma atividade quotidiana e a um padrão de desempenho na organização.
Para as pessoas o trabalho é considerado como um meio para atingir um objetivo, que é o salário. Na pratica, o salário contribui a fonte de renda que proporciona o poder aquisitivo de cada pessoa, o poder aquisitivo define o padrão de vida de cada pessoa e a satisfação da sua hierarquia de necessidades individuais. O volume de dinheiro que uma pessoa ganha serve também de indicador de poder e de prestígio, o que influencia seu sentimento de auto-estima. A remuneração