Gestão de Pessoas - Atividade
Atividade Dissertativa I
Atividade Dissertativa 1
A competição para atrair profissionais qualificados e/ou com alto potencial – a chamada guerra de talentos (war for talent) – é uma realidade para empresas que precisam dessas pessoas tanto para viabilizar estratégias de crescimento quanto para renovar seu quadro de lideranças. Diversos estudiosos destacam que a atração e a retenção de empregados com alto potencial representam grandes desafios para empresas que buscam desempenhos superiores, especialmente se considerarmos um cenário de alta competitividade e de acelerado desenvolvimento tecnológico.
No Brasil, os programas de trainee têm sido a resposta encontrada por muitas organizações para a atração de jovens talentos. Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de programas estruturados de recrutamento e seleção de trainees, tendência associada à crescente exposição das empresas locais à competição global. Da perspectiva dos jovens profissionais, tais programas são cada vez mais percebidos como um caminho diferenciado de inserção no mercado de trabalho e de construção da carreira.
Questão
O grupo deve produzir uma dissertação de até duas páginas – a partir de exemplos reais – sobre as vantagens e potenciais desvantagens desses programas de trainee, tendo em vista a perspectiva da empresa.
As dificuldades de ordem operacional associadas à condução desses programas também podem ser investigadas.
Instruções
O grupo precisa identificar casos concretos de empresas que possuem programas de trainees estruturados. Para isso, vale pesquisar as empresas em que os componentes do grupo trabalham, empresas de colegas e/ou amigos dos integrantes do grupo ou ainda a internet.
O ideal é que sejam entrevistadas pessoas que são ou foram trainees de empresas e/ou profissionais de RH envolvidos na condução dos programas.
O grupo pode optar por investigar uma única empresa com mais profundidade ou então trabalhar com mais de uma empresa,