Atividade física
• É o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da frequência cardíaca de repouso, deverá ser realizada após acordar, usando o monitor cardíaco, ou contando as pulsações manualmente. Os valores de repouso dependem dos seus hábitos de vida e são afetados por diversos fatores, tais como: grau de treino, qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.
Tabela Repouso
Frequência de Recuperação
• É de extrema utilidade como forma de verificar se o sistema cardio-respiratório está a recuperar corretamente. Para obter o valor de recuperação, efetua-se uma medição imediatamente após o término da corrida ou marcha, e outra passado um ou dois minutos. O valor da frequência cardíaca de recuperação será obtido através da diferença das duas medições. À medida que o nível do atleta melhora a recuperação da frequência cardíaca também, alcançando valores mais próximos dos de repouso, num menor período de tempo após o esforço.
Frequência de Esforço ( Máxima)
• Corresponde ao número mais alto de batimentos capaz de ser atingido por uma pessoa durante um minuto. Pode ser utilizada como uma ferramenta útil para determinar a intensidade do treino, na medida que a partir dela se podem estabelecer diferentes zonas de intensidade de treino. Para se determinar a frequência cardíaca podem-se utilizar diferentes métodos. O mais fiável é através de um teste clínico, realizado por um cardiologista ou fisiologista do exercício. Este teste não é só recomendado a pessoas que treinam mas também a todos aqueles que têm excesso de peso ou possuem antecedentes de doença cardiovascular na sua família. FCM= 220 – (idade)
FC Basal
• Frequência cardíaca basal: É a mais baixa frequência que o coração de uma pessoa pode atingir, só registrada durante o sono, suficiente apenas para manter a vida.
Média
• Para os adultos a freqüência cardíaca média fica entre de 60 a 80 batimentos por