Aquecimento global e os impactos causados na fauna de vertebrados
ITAPURANGA
2012
INTRODUÇÃO
Sabemos que o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão que vem provocando o aumento da temperatura média superficial global nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre cientistas visando compreender se este fenômeno é provocado por causas naturais ou antropogênicas. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é demonstrar a influência do aquecimento global na fauna de organismos vertebrados.
O aquecimento global é o aumento das temperaturas médias do planeta Terra, provocando alterações no clima de algumas regiões, e intensificando fenômenos naturais, como furacões e secas.
Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.
O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do fato de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio.
Existem várias evidências que a temperatura do planeta aumentou: os termômetros subiram 0,6ºC desde o meio do século XIX, o nível dos oceanos também subiu e as regiões glaciais do planeta estão diminuindo. Os cientistas também consideram prova do aquecimento global, a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera (zona atmosférica mais próxima do solo).
Entretanto essa elevação tem sido provocada, principalmente, pela ação humana, com o lançamento excessivo de gases do efeito estufa na