EVOLUÇÃO
Extinção e o Registro Fóssil
Extinction and the Fossil Record
Ibsen de Gusmão Câmara
E-mail: ibsengc@terra.com.br
Recebido em: 30/03/2007
Aprovado em: 27/07/2007
Resumo
As extinções e sua relação com o processo evolutivo conduzem a uma transformação das biotas ao longo do tempo geológico. Neste estudo é apresentada uma síntese dos diversos eventos de extinção documentados no registro paleontológico, demonstrando sua importância para o processo evolutivo.
Palavras-chave: Extinção; Evolução; Registro Fóssil
Abstract
The extinctions and their relationships with the biological evolution allow the changes in the biota patterns through the geological time. In this study is presented a synthesis of the extinction events registered in the paleontological data and their importance to the evolutionary processes.
Keywords: Extinction; Evolution; Fossil Record
Anuário do Instituto de Geociências
ISSN 0101-9759 e-ISSN 1982-3908 - Vol. 30 -1 / 2007
- UFRJ
p. 123-134
123
Extinção e o Registro Fóssil
Ibsen de Gusmão Câmara
1 Introdução
O fenômeno da extinção é uma parte importante do processo evolutivo, sem o qual as biotas permaneceriam estáticas ao longo do tempo geológico. As espécies vivas constituem apenas uma parte ínfima dos diferentes seres que existiram e é possível que algo como 99 por cento de todas aquelas que já viveram estejam extintas; o registro fóssil, com todas as suas imperfeições, somente nos indica uma pequena parcela da imensa variedade de vida que existiu no planeta e jamais poderemos ter uma história completa e perfeita de como ela se desenvolveu. Embora seja difícil determinarem-se as verdadeiras circunstâncias que levaram à extinção as espécies fósseis, pode-se inferir serem as causas que a provocaram as mesmas existentes nos tempos presentes, resumidas como abaixo indicado:
• Destruição ou degradação de hábitat
• Extermínio em decorrência de