circuitos trifasicos
Thiago Martins Silva RA: 1110349
Matheus Ribeiro Budin RA: 1110365
Correção do Fator de potência
1.Dados Experimentais
Primeiramente, foram medidas as resistências e as indutâncias que foram utilizadas nas montagens dos circuitos pedidos, ressaltando que a ponte de medição estava calibrada com 100 Hz, encontrando-se os seguintes valores:
R= 133,2; 133,5; 135,2.
L= 344,2 349,2; 310,5; R=3
Foi realizada a montagem do circuito, primeiramente com um indutor em paralelo com um resistor em cada fase (circuito balanceado). Além disso, o circuito foi alimentado com uma tensão de 220 Vrms de linha.
Agora serão estimados os valores das correntes para a utilização correta dos medidores elétricos no painel. Sabendo que a frequência que foram medidas as indutâncias é 100 Hz, temos:
Assim, foi possível escolher os amperímetros com as escalas corretas, e estes foram adicionados em série para cada fase, foi adicionado também um voltímetro entre as fases “a” e “b”. Em seguida, foi adicionado o alicate wattímetro à montagem, isso foi feito conforme o manual do usuário do mesmo.
2.Resultados e discussões
2.1 Circuito balanceado.
Com o circuito montado, o circuito foi alimentado com uma tensão de linha de 220 Vrms, e foram obtidos os seguintes valores de corrente de linha e de fase, os quais são iguais por se tratar de um circuito do tipo Y-Y.
A seguir foram medidas as potências ativa, reativa, fator de potência com o alicate wattímetro:
2.2 Projeto do banco de capacitores.
Para projetar o banco de capacitores, a fim de que o fator de potencia resultante do circuito compensado seja igual a 1, foi necessário associar capacitores de forma que zerassem a potencia reativa do sistema dada inicialmente por:
S=P+jQ;
517=369+j362 ( inicialmente).
Sabemos que a impedância do capacitor, é dada por .
Pelas equações consultadas na literatura, , dessa maneira