Atividade Física e IMC
Professora: Taís Leal Ramos
Turma: 1º ano 102.
Data de Entrega: 25/10/2013.
Alunas: Carlos, Felipe Fronza, Isadora Albino e Pâmela.
Atividade Física e IMC
(Terceiro Trimestre)
Introdução
Neste trabalho iremos conhecer um pouco sobre o IMC. O que significa essa sigla tão falada, mas superficialmente explicada? No que o IMC tem haver com a nossa saúde? O que é necessário saber sobre nosso próprio corpo que essas três letras são capazes de responder? Nós viemos aqui para acabar com suas dúvidas e esclarecer alguns outros aspectos básicos sobre o nosso organismo e modo de vida, afinal, temos que nos conhecer, certo?
Desenvolvimento.
1. O que é IMC?
A sigla IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. Essa é uma medida de referência internacional reconhecida pelo OMS (Organização Mundial da Saúde).
2. Qual o objetivo/função do IMC?
Permitir uma avaliação geral e simples para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade, que pode ser feita por qualquer um, possibilitando assim o controle do IMC.
3. Qual a diferença entre exercício físico e atividade física?
Se há movimento produzido pelos músculos e com gasto energético acima dos níveis de repouso é denominado de atividade física, ou seja, os movimentos realizados na rotina diária (nadar, brincar, passear, etc.), enquanto os exercícios físicos são constituídos por uma sequência sistematizada de diferentes segmentos corporais, executados planejadamente e visando um objetivo final. Tomamos como exemplo a diferença de passeio ao ar livre (atividade física) e caminhada orientada (exercício físico, por possuir planejamento e objetivo). Mesmo que ambos tragam benefícios para a saúde – se realizados com regularidade –, há essa diferença de nomenclatura.
4. Quais os cuidados que devemos ter antes de iniciarmos a prática de Atividade Física?
Uma correta prática de exercícios físicos regulares