atividade folosofia
O Professor Desidério Murcho, docente de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto disse que: "Os alunos são hoje subtilmente obrigados a estudar na universidade (...) O resultado é chegarem à universidade alunos sem qualquer interesse em estudar, sem curiosidade intelectual, sem hábitos de concentração (...)Tudo o que o aluno espera da universidade é uma certificação para ter um emprego melhor, e pressupõe que tudo é uma farsa em que ele finge que aprende, repetindo os jogos de palavras que o professor gosta, ao mesmo tempo em que o professor finge que ensina, e no final o professor finge que avalia e o aluno finge que é avaliado". (Revista Filosofia: Conhecimento Prático, Editora Escala, n°. 39).
• Até que ponto, o professor Desidério Murcho está correto na sua afirmação? Em que você concorda com a opinião dele e em que você discorda?
Acredito que ele esteja certo pois o aluno não encontra outra forma de adquirir conhecimento a não ser estando em uma universidade. O problema é que alguns alunos não tem tanto interesse não levam a sério o estudo e acaba simplesmente prejudicando a si próprio, o resultado de tudo isso é encontrarmos aqueles que se dizem profissionais cometendo tantos erros em nosso país. Somente aturam tantos anos de curso pela espera do certificado mas de que adianta você ter o sonhado certificado em mãos? e a experiência vivida e os ensinamentos do professor? E o conhecimento pela área que vai exercer? Não se deve culpar é o professor que sempre está presente esperando que o aluno compreenda o que ele leva para uma sala de aula. Esperando sair satisfeito com seu ensinamento mas se o aluno não demonstra nenhuma vontade de estudar por que ir então a universidade tirando oportunidade de pessoas que hoje não possui renda ou condições mas que tem vontade e inteligência, força de vontade. Por isso perdemos a chance de formar grandes profissionais.