Atividade fisica na terceira idade
Identificar quais os motivos relevantes que favorecem a não praticarem atividades físicas.
Segundo OKUMA e ANDREOTTI (1999), dados de pesquisas mostram que 25% da população idosa mundial é dependente de outros para realizares suas tarefas cotidianas.
“Dados de pesquisas mostram que 25% da população idosa dependem de outras pessoas para a realização de determinadas atividades da vida diária. Dado consideravelmente alto para uma sociedade que, por meio dos veículos de comunicação, tem acesso a informações sobre os benefícios das atividades físicas.” (Almeida e Pereira, são Paulo 2003).
A importância da motivação é um fator decisivo pela busca de uma maior expectativa de vida através da permanecia das pessoas em atividades físicas, pois essa lida diretamente com o bem estar populacional. Os idosos possuem uma grande dificuldade nessa adesão, por inúmeros motivos. Tamayo et al.,(2001) relatam em seu estudo que para o adulto aderir a atividade física e mais complicado, pois ele tem abrir espaço na sua agenda para praticá-la, se esta exigir uma infra-instrutura determinada, procurar uma academia ,um clube, um parque ou outro local apropriado, as barreiras para a pratica começam a se multiplicar.
“Podemos citar a falta de conhecimento e pouca motivação (intrisica e extrisica) como os fatores que também influenciam nessa adesão a uma vida ativa.( RHEINHEIMER,2010)”.
Estar intrinsicamente motivado é estar autodeterminado, o que significa realizar algo por vontade própria, satisfazendo-se, principalmente, com seu comportamento, utilizando uma força interpessoal, e não se importando com fatores externos. Segundo Deci e colaboradores (apud BALBINOTTI el al., 2009),comportamentos intrínsecos podem ser subdivididos em motivação para conhecimento, na qual visa e o aprender: a motivação para aperfeiçoamento, realizar algo por prazer, e por ultimo, temos a motivação experiencial, que é a busca por sensações e situações estimulantes